A persistência é o menor caminho do êxito

Saibam algumas maneiras de como se preparar para o Enem

15/02/2012 13:41

 


Você se sente preparado para o novo Enem? A prova, que acontecerão nos dias 3 e 4 de novembro, passou por várias mudanças. Pensando nisso, o GUIA DO ESTUDANTE consultou especialistas e selecionou nove dicas para você aproveitar o tempo que ainda resta até o exame. Confira: 

1 – LEIA TUDO COM ATENÇÃO
“O Enem é uma prova de resistência”, afirma Antônio Mario Salles, coordenador do Curso Objetivo. O segredo está em lidar bem com qualquer tipo de conteúdo, inclusive aqueles textos enormes que costumam aparecer na prova.

Uma boa dica é ler e reler cada parágrafo, assinalar palavras-chave e ter certeza de que entendeu o conceito antes de passar para frente. “Muitas vezes, a resposta para uma questão está dentro do próprio texto”, explica o professor.

2 – QUESTÃO DE CONTEXTO
Para Salles, é fundamental aplicar os conceitos aprendidos em aula no cotidiano. “Não vai cair química pura, coisas muito teóricas. Querem saber a contextualização”, explica o coordenador, que também é professor de química. Então, a dica é procurar sempre fazer ligações entre o conteúdo que você aprende e as notícias atuais, por exemplo. 

3 - REVEJA OS GRÁFICOS
No Enem, o que não falta é gráfico. Para não chegar apavorado no dia da prova, o melhor a fazer é treinar e estudar diferentes linguagens. Dê uma olhada em esquemas que você já tenha estudado, confira em jornais e revistas e sempre preste atenção nas grandezas que estão sendo apresentadas, para não errar a questão por bobeira. 

Aprenda a interpretar gráficos com o jogo Guia do Estudante das Galáxias

4- ATENÇÃO A FÓRMULAS
Segundo o Inep, todas as fórmulas necessárias para a realização das questões serão dadas na prova. Mas, de acordo com Salles, “não adianta nada ter a fórmula sem ter o manejo de cada uma delas”. Procure relembrar a função das principais fórmulas de física, química e biologia sobre os temas abordados no Enem, e esteja preparado para fazer paralelos com casos da atualidade. 

5 - CONFIRA PROVAS ANTIGAS
Nada de descartar os exames dos anos anteriores só porque a prova mudou. Segundo o coordenador do Objetivo, as provas de português deste ano devem ser bastante parecidas com as do ano passado.

6 - CORRA ATRÁS DOS SIMULADOS
Como o exame mudou neste ano, não faltaram simulados que apresentavam o novo formato da prova. Procure as questões que foram divulgadas na internet (pelo Inep e aqui no GUIA também) e converse com seus professores sobre os simulados realizados no cursinho ou na escola. 

Faça o Simuladão do Enem 

7 - ATUALIZE-SE
Enem sempre se preocupou em abordar questões recentes do Brasil e do mundo. Se você não entende direito como surgiu a gripe A ou sobre o que se trata os escândalos no Senado, por exemplo, essa é a hora de se informar. 

Conheça melhor os assuntos mais quentes no canal Dossiês

8 -FOCO EM AGOSTO
Dica esperta: o Enem está pronto desde agosto. Isso significa que assuntos muito recentes dificilmente vão aparecer na prova. Aproveite seu tempo revendo os conteúdos que mais pesam na hora ou se informando de contextos históricos de informações que certamente serão pedidas. Segundo o professor Salles, vale estudarH1N1crise financeira, energia nuclear e transformação de energia. 

9 -NÃO SE ATROPELE
A gente já adianta: se você sente que não está preparado para a prova, não vai adiantar nada se afogar nas apostilas e nos livros faltando apenas 10 dias. Vale mais a pena tentar se atualizar e fazer os simulados

“Quem não estudou tanto ainda pode tirar uma boa nota”, assegura Salles. “O vestibulando que não estudou não é nulo, ele sabe o que está se passando. O importante é se dedicar, estudar o que for necessário e não desanimar”. Anotou?

Contato

Pré uni Simão Dias

preuni-simaodias@live.com

Centro de Estudos Supletivo Marcos Ferreira

Rua do Velame S/N Centro
Simão Dias - SE, 49480-000

(079) 3611-1496

Pesquisar no site

Sites Indicados

24/05/2011 00:12

Clique Aqui !!

Site da Secretaria Estadual de Educação   www.seed.gov.br Pré universitário de Lagarto                     www.preunilagarto.com.br  Coordenação do Pré Universitário/DASE   preunidase.no.comunidades.net   Estude...

© 2011 Todos os direitos reservados. Pré Universitário Simão Dias

Crie um site grátisWebnode